Como Fazer Mapas Temáticos no Quantum GIS – Parte 3

Mapas no QGIS

Como preparar mapas temáticos em ambiente SIG? Esta é uma questão de grande interesse para quem trabalha com Geotecnologias. Cada vez mais os programas de Geoprocessamento, em especial no campo de Sistemas de Informações Geográficas, oferecem recursos muito práticos para elaboração de mapas que contribuem para melhor compreensão do espaço. Este será o terceiro tutorial da série sobre como gerar mapas temáticos no QGIS.

Recomendo fortemente que leia os dois tutoriais anteriores desta sequência. Já aprendemos como fazer mapas temáticos qualitativos (categorizados) e quantitativos (graduados), respectivamente:

Neste tutorial vamos explorar um outro recursos para preparação de mapas no QGIS, que é a estruturação baseada em regra.

QGIS: MAPAS TEMÁTICOS BASEADOS EM REGRA

No caso dos dois tutoriais citados acima os mapas eram gerados tendo por base apenas 1 (um) único atributo por vez, quer ele fosse do tipo texto ou numérico. A dica desta vez é sobre um recurso que nos permite montar um mapa temático baseado em mais de um campo (coluna).

O que acha de fazer um Curso Online de AutoCAD?

Na imagem abaixo temos a representação do Estado de São Paulo (SP) com sua divisão municipal. Em sua tabela de atributos há, entre outros dados, a indicação da população rural (coluna POPRURAL) e da população urbana (campo POPURBAN). Para fazer o download do shapefile clique aqui (400 KB).

Mapa de São Paulo no QGIS

Acesse as propriedades da camada clicando duas vezes sobre o nome dela com o botão esquerdo ou clique sobre ela com o botão direito e escolha a opção Propriedades, no menu suspenso. Vá para a primeira aba, Estilo.

Clique sobre onde aparece por padrão escrito “(sem filtro)“, destacado na imagem a seguir com um traço vermelho. Depois clique em Editar para que seja aberta uma nova janela.

Na janela propriedades da régua (na verdade deveria ser ‘propriedades da regra’, isso foi um erro de tradução da interface) clique no botão com as reticências [. . .].

Mapa com Regras QGIS

Na área A, destacada na imagem abaixo, temos os campos. Neste tutorial vamos trabalhar com os marcados no retângulo vermelho. Clique primeiro em POPRURAL, depois na área B, clique no sinal ‘menor que‘ (<) e, novamente na área A, clique no campo POPURBAN.

Na área C aparecerá a consulta estrutura. Clicando em testar você terá informação sobre quantos municípios atendem a este critério. Neste caso, 587 de um total de 645 cidades. Clique em OK.

Construtor de Questões no QGIS

Na janela a seguir, o campo RÓTULO é o valor que aparecerá na legenda de seu mapa final. FILTRO se refere a consulta lógica que foi montada, também chamada, neste contexto, de regra. O campo DESCRIÇÃO é opcional e visa ser preenchido com um comentário sobre o filtro aplicado.

Caso não queira alterar algum aspecto visual, clique novamente em OK.

Mapas em Regra in QGIS

Chegou a hora de criar regras que definirão novos critérios para o mapa.  Clique em Adicionar. Repita o processo anteriormente ilustrado, mas de modo que o filtro seja para as cidades onde a população rural é maior que a urbana (veja a imagem).

QGIS: MAPAS TEMÁTICOS BASEADOS EM REGRA

Neste nosso exemplo temos apenas duas regras, que se complementam, usando dois campos da tabela de atributos do shapefile. Realize as alterações necessárias ou desejadas (cores a ser empregadas, por exemplo) e clique em OK.

Gerar Mapas com Base em Filtro no QGIS

Após algumas alterações visuais, o mapa abaixo representa nosso mapa temático baseado em regras, preparado no QGIS.

Como Fazer Mapas Temáticos no Quantum GIS - Parte 3

O que vocês acharam deste tutorial de introdução aos mapas temáticos no QGIS? Aguardo seus comentários e indico a leitura destas outras dicas sobre o Quantum GIS:

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

Consultor em Geotecnologias, graduado em Geoprocessamento. Instrutor de diversos cursos, presenciais e online, sobre Geotecnologias com Softwares Livres com ênfase em QGIS, gvSIG, PostgreSQL/PostGIS, MapServer e i3Geo.

Cursos de Linux - 100% Online

31 Responses to Como Fazer Mapas Temáticos no Quantum GIS – Parte 3

  1. Carlos Eduardo disse:

    Bom dia

    Caro Anderson, sou iniciante com o QGIS, e estou com o problema na confecção de mapas temáticos, no compositor quanto tento colocar a grade aparece uma tela preta sobre o mapa e o programa trava, estou utilizando o qgis 2.4.0,

  2. Nubia Araujo disse:

    Cara, eu te amo! *_*
    muito obrigada!!
    não pare! continue assim ;)
    Abraços!

  3. André Farias disse:

    Anderson, estou com um problema no compositor de impressão. Criei um poligono de uma determinada area e coloquei a imagem do googlehybrid de fundo, vou para o compositor de impressão. Coloquei 900 x 900, centralizei o poligono, apareceu a camada raster de fundo, só que quando exporto para pdf, a imagem raster fica minimizada no centro. Como faço para imprimir ela toda

  4. Prezado Anderson
    Desde já parabéns pelo seu site e por essa excelente organização!
    Por favor , gerei um mapa a partir da camada raster e usei meus proprios pontos de coleta em uma completa tabela em cvs. TUDO CERTO!! Sei gerar uma imagem em jpeg desse mapa , coloco bussola e a escala , porém falta a coordenada geográfica. Sou uma aprendiz que usa os tutorias da internet e na verdade não achei nehum que informasse isso… Por favor como colocar coordenadas geograficas no meu mapa? Muito obrigada!!

    • Elaine, agradeço o elogio.
      No caso você já está trabalhando no compositor de impressão?
      Clique sobre o mapa, na barra lateral, vá em propriedades do item. Lá tem a opção Mostrar grade. Depois é só configurar.
      Abraço!

      • Prezado Anderson.
        Obrigada pela resposta. Se for possível preciso ainda da sua ajuda
        1) Eu mexi tanto no meu Q gis que devo ter desabilitado uma função sem querer!!! “ao clicar com o botão direito do mouse sobre a camada que desejo mudar as propriedades nada acontece! Como habilitar isso novamente?
        2) Só consigo colocar bussola e barra de escala no meu mapa , precisava mesmo era de coordenada geográfica , caso contrário terei q estimar e usar um corel draw…
        3) Por ultimo e o mais importante: Fiz um mapa do Natural Earth (em raster) com centenas de pontos de amostragem desde o Brasil até a Antártica. Por favor como exportar isso em alta resolução?? Se eu somente “salvar imagem como”o mapa sai pequenininho e com esses pontos sobrepostos!
        Sei que são muitas perguntas …tento terminar mina tese!! Se for possivel responder e me ajudar …
        Desde já agradeço imensamente pela atenção.

  5. Rafael Dantas disse:

    Excelentes tutoriais, simples e objetivo!

    Parabéns Anderson!

  6. Cássia disse:

    Parabéns pelo tutorial!
    Como faz para adicionar um símbolo diferente a galeria de símbolos do QGIS?
    Nâo tem opção para carregar uma imagem direto? Estou usando a versão 2.0.

  7. Fabio Miyata disse:

    Parabéns Anderson pelo ótimo tutorial, mas saberia me dizer por que alguns municípios não entram na regra? Eles acabaram ficando em branco no mapa.

    ex Marilia, Presidente Prudente e São José do Rio Preto.

    Abraços

  8. Fabricio disse:

    Anderson Medeiros preciso muito da sua ajuda. Tou trabalho com tutorial do INCRA que baixei no seu site e baixei os arquivos. Quando chega no 3 exercício tem que baixar um complemento que não consigo de jeito maneira (o complemento é o Image “Catalog from INPE – create layer”. fui no site do QGIS baixei o arquivo no meu pc mas não consigo instalar. Tem como ajudar nessa pompeia pq já tou cansando de tanto tentar.Abraço

  9. Fabricio disse:

    obrigado ajudou bastante, parabéns pelo excelente trabalho de ajudar as pessoas que precisam de ajuda nesse momento de iniciação do programa e pelo blog é muito interessante e bem didático. abraço Anderson Medeiros

  10. Fabricio disse:

    obrigado Anderson Medeiros, resolvido esse problema mas agora apareceu outro, quando vou colocar o grid no mapa e dou valores pra y e x (os intervalos)todo o mapa fica preto por completo e o compositor fica sem responder, ou seja, fica travado o programa então tenho que fazer tudo novamente. Como resolvo esse problema? desde já agradeço. abraço

    • Fabrício,
      Isso ocorre por você estar usando intervalos pequenos. Recomendo que utilize intervalos maiores que mantenham uma boa representatividade.
      Abraço!

  11. Fabricio disse:

    oi, sou iniciante no qgis. Tava fazendo um mapa ou tentando fazer quando teclo em algo no compositor de impressão de repente eu mexo em algo que não prestei atenção e todas as ferramentas que ficam do lado direito desapareceram. Como faço pra habilitar essas ferramentas novamente? Por favor que poder ajudar agradeço.

    • Você clica com o botão direito na barra de ferramentas e escolhe a opção que quer que apareça novamente.
      Abraço!

  12. Camila Arantes disse:

    Parabens anderson pelas explicações. Ainda acrescentei pop. rural = pop. urbana.

    mas, uma dúvida. Como vc criou os shapes para exemplo? É a partir de algum site?

    Att.

    • Camila,
      Esses shapefiles foram editados no próprio Quantum GIS. Não me recordo de onde baixei a versão original deles.
      Obrigado pelo comentário.
      Abraço!

  13. nelson teixeira andrade disse:

    gosto imenso desses tutoriais. continue a divulgar o seu trabalho porque sao excelentes trbalhos.

  14. balbina soriano disse:

    Anderson conheci sua pagina por intermédio do Prof Antônio Paranhos da UFMS Campo Grande, MS. Obrigada por todas as informações, mas esses tutorias de mapas temáticos estão excelentes.

    • Balbina, como vai?
      Fico contente em saber que o Antonio tem divulgado meu site.
      Que bom que os tutoriais serão úteis.
      Forte abraço!

  15. luciana disse:

    Anderson
    Gostei muito do tutorial. Obrigada por compartilhar.
    Abçs

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Curta: Portal ClickGeo