O QGIS é uma alternativa viável para o ArcGIS?

ArcGIS X QGIS

A excelente reputação que o Quantum GIS (QGIS) conseguiu conquistar entre os profissionais que utilizam software livre em seus projetos de Sistemas de Informações Geográficas (SIG) é impressionante, mas também muito justo. Entretanto, há quem ainda o olhe desconfiado, se questionando sobre a viabilidade de se utilizar o QGIS como substituto do ArcGIS. Nesta matéria irei comentar algumas publicações recentes que dão o que pensar sobre isso.

COMUNIDADE QUANTUM GIS BRASIL

Você já é cadastrado na comunidade web de usuários Quantum GIS no Brasil (QGIS Brasil)? Se não, recomendo fortemente que faça isso agora mesmo.

No dia 16/11/12 o Sidney Goveia, do blog GEOSABER, enviou uma mensagem para lista com o título ArcGIS vs QGIS Clipping Contest: QGIS como parâmetro para corrigir falhas de desempenho do ArcGIS10! Irei transcrever abaixo os interessantes comentários postados pelo Sidney no grupo, com algumas pequenas adaptações.

ARCGIS VERSUS QGIS

Don Meltz, um Analista de SIG de Nova Yorque/EUA, fez um teste comparativo (em 2011) entre o QGIS 1.5 e o ArcGIS 10 (SP2), quanto ao desempenho ao realizar a tarefa de recortar um shapefile de curvas usando um polígono [download do Shapefile - 878 MB]. Veja a configuração das máquinas utilizadas em um dos testes:Compre o Livro: Geoinformação em Urbanismo

ArcGIS 10, SP2

  • Dell Precision M2400 laptop;
  • Intel Core 2 Duo, 3.06GHz;
  • 8 GB de RAM

QGIS 1.5.0

  • Dell Inspiron laptop 600m;
  • Intel CPU Pentium M, 1,60 Ghz
  • 1GB de RAM

Qual foi o resultado desta comparação?

O QGIS levou 6 minutos e 27 segundos para gerar uma nova camada de curvas, sem erros de geometria.

Já o ArcGIS 10 precisou de 1 hora, 35 minutos e 24 segundos para… falhar! Veja a mensagem de erro:

ArcClipFail

Quer mais informações sobre este teste? Leia o conteúdo dos linksabaixo e tire suas conclusões (está em inglês):

É digno de nota também que a mesma análise foi realizada já em novembro de 2012, por Markus Neteler, só que agora utilizando o GRASS GIS. Leia seus comentários:

Faço minhas as palavras do Sidney, bem destacadas na mensagem postada por ele no grupo QGIS Brasil: “que fique bem claro que não tenho a intenção (assim como o Don) de suscitar nenhuma depreciação quanto ao excelente programa da ESRI, mas sim, em exaltar as capacidades do nosso querido QGIS”.

O que você achou deste comparativo? Qual sua visão sobre o potencial do Quantum GIS? Deixem seus comentários.

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

 

Consultor em Geotecnologias, graduado em Geoprocessamento. Instrutor de diversos cursos, presenciais e online, sobre Geotecnologias com Softwares Livres com ênfase em QGIS, gvSIG, PostgreSQL/PostGIS, MapServer e i3Geo. Atualmente trabalha como pesquisador no Instituto Nacional do Semiárido (INSA)

Cursos de Linux - 100% Online

7 Responses to O QGIS é uma alternativa viável para o ArcGIS?

  1. Venisse disse:

    Gostaria de saber se as ferramentas são de uso similar?
    att
    Venisse

    • Na verdade não é apenas similar, mas em muitos casos o QGIS chega a ter melhor desempenho que o ArcGIS.
      Abraço!

  2. Renato disse:

    Fiquei igualmente impressionado com o desempenho do QGIS quando fui fazer o clip de um polígono em partes (separei os municípios de um shapefile de um Estado, onde eles estavam agrupados). Fiz nos dois, ArcGIS e QGIS, e o resultado foi que nop ArcGIS demorou um pouco mais e deu erro. No entanto não estou depreciando o software da ESRI, apenas divulgando uma constatação. Agora uma coisa é fato: o QGIS vem com tudo e creio que deverá balançar as estruturas. Com isso todos ganhamos!

  3. Sidney Goveia disse:

    Andreson,
    Faltou mencionar o principal, um técnico da ESRI que após não ter mais como contra argumentar sobre o desenpenho do ArcGIS 10, citou que eles iriam corrigir “essa falha” no ArcGIS 10.1 baseado no desenpenho do QGIS!

    Esdras,
    Claro que um único teste não é suficiente para balizar o melhor desempenho deste ou daquele programa, mas além desse teste ter sido bem interessante, veja que ele sucitou o interesse por novos testes, inclusive por nomes de peso como o Markus Neteler.
    Eu acho importante esses testes (“benchmarking”) para poder elucidar dúvidas sobre o desempenho e capacidades de programas de SIG, tenho certeza que ajuda a muitos Analistas de SIG na hora da escolha entre os diversos programas comerciais e livres (pense como é difícil montar um edital ou orientar a compra de um SIG sem esse tipo de conhecimento para validar a decisão do técnico.

    Abraços,
    Sidney.

    • Sidney, muito obrigado por suas observações adicionais.
      Foi muito bom você ter enviado aquela mensagem para a lista.
      Um forte abraço!

  4. Boa matéria Anderson.
    No entanto, penso que comparar softwares fazendo uso de apenas 1 ou 2 critérios é superficial. O interessante seria escolher vários critérios, tanto de funcionalidades quanto de desempenho, para se chegar a um resultado mais condizente.
    Abraços.

    • Esdras, concordo plenamente com você. Inclusive isso é pedido no artigo original, em inglês.
      Apenas quis ilustrar a comparação com esse caso curioso.
      Mas na dissertação citada no início do post há comparativos mais completos, com base em vários parâmetros. Veja lá.
      Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Curta: Portal ClickGeo